Tecnologia no varejo, vantagens e tendências
Texto adaptado por Leandro Singulani e Maria Frison, fonte Axis Communications de Sergio Fukushima, Business Development Manager.
Automação: O futuro do varejo automatizado
A tecnologia de autoatendimento em supermercados e estabelecimentos já é uma realidade vivida em muitas cidades do Brasil, principalmente em grandes centros. A digitalização cresceu significativamente e a aceitação das lojas autônomas pelos consumidores também. A inovação está tornando a experiência de compra nos estabelecimentos tão simples e rápida quanto nas lojas online, evitando filas, permitindo o pagamento com smartphone, oferecendo horários mais flexíveis e aumentando o ticket médio. Além de eficiente, a estratégia tem colaborado para que o varejo tradicional possa resistir ao comércio eletrônico, transformando cada vez mais o atendimento omnichannel, respondendo assim às novas necessidades e hábitos de consumo dos clientes. A tecnologia e a automação podem, assim, ajudar a tornar as compras seja no supermercado ou em outros estabelecimentos uma experiência mais agradável e muito mais segura, o que beneficia ambos os lados.
Segurança e interatividade: O papel dos sistemas de videomonitoramento em lojas automatizadas
Conforme a pesquisa da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) em parceria com a KMPG, as perdas não identificadas em supermercados, que incluem furtos e roubos, cresceram 52,54% até o fim de 2022.
Com isso, o supermercado sofre com o prejuízo e é obrigado a repassar parte do valor para o consumidor, que sente o impacto no aumento dos preços. Por isso, a tecnologia de videomonitoramento inteligente se tornou uma ferramenta essencial para ambientes de compra, sobretudo para o autoatendimento. Os analíticos de vídeo, por exemplo, podem detectar comportamentos suspeitos, realizar buscas a partir de informações como, idade, roupa, horário, além de fornecer os dados sobre a movimentação no estabelecimento, destacando as áreas mais visadas e os horários de pico. Além disso, um sistema de áudio IP pode receber os clientes por alto-falantes em rede, reproduzir avisos, mensagens publicitárias direcionadas ou usar música de fundo para criar uma atmosfera de compras agradável. Na zona de checkout, a análise de vídeo inteligente ajuda a evitar furtos. O software analisa os produtos no carrinho de compras do cliente com base na imagem do vídeo e garante que todos sejam digitalizados corretamente. Um software de gerenciamento de vídeo (VMS) adequado, adaptado ao tamanho e aos requisitos da loja, ajuda a conectar e controlar as soluções individuais com mais facilidade, proporcionando aos operadores uma melhor visão geral de todo o cenário.
As novas compras sem caixa
Já vimos que os supermercados com caixas self-service vieram para ficar, mas a tendência vai mais longe, para supermercados sem caixa, completamente sem pessoal. Nos EUA, a Amazon lidera o caminho com o Amazon Go, onde os clientes podem comprar com base no princípio “pegar e levar”. Não é necessário finalizar a compra – ele é totalmente automatizado e feito por meio de QR Code (para ‘fazer login’ e entrar na loja) e câmeras. Este formato de loja avançado também está chegando lentamente ao Brasil. O grupo Muffato, inaugurou um supermercado 100% autônomo em Curitiba no final de 2022.
Em alguns mercados europeus, como a Alemanha, as pessoas podem facilmente acessar a loja por meio de um aplicativo, digitalizar os produtos diretamente na prateleira e pagar de forma independente em um terminal de pagamento. E tudo isso 24 horas por dia, 7 dias por semana. No Brasil, a tecnologia é utilizada principalmente nos minimercados em condomínios.
O futuro das compras
A automação de lojas é um processo constante e com o desenvolvimento avançado da tecnologia, as possibilidades estão crescendo exponencialmente. Com a análise de vídeo correta, é possível personalizar ainda mais essas experiências de compra digitalizadas para os clientes. Por exemplo, mensagens de voz automatizadas podem ser otimizadas usando o sistema de câmera de vídeo para rastrear os movimentos dos clientes pela loja, orientando-os para o corredor certo e oferecendo ofertas especiais para produtos em exposição no caixa.
As possibilidades e combinações de soluções são inúmeras e a nova forma de fazer compras oferece mais flexibilidade, o que por sua vez atende aos diferentes estilos de vida das pessoas.
Um ótimo atendimento ao cliente está entrando em uma era visual, interativa, emocionante e automatizada.
Soluções de Autosserviço POStech
As soluções da POStech estão totalmente alinhadas à essa digitalização do varejo. Nossos equipamentos melhoram e facilitam a experiência das pessoas do checkout até a retaguarda nos estabelecimentos.Os totens de Autoatendimento garantem autonomia e conveniência, onde podemos explorar a personalização, experiência autoral de compra, identificação, segurança e outras aplicações. Através de um produto único e modulado para ser aplicado em qualquer situação, inclusive como Self-Checkouts em supermercados, os totens da linha USE podem ser utilizados com suporte de parede ou pedestal e oferecem opcionais como balança de pesagem e balança de segurança com sensores, câmera 2D, falantes, câmera de reconhecimento facial 3D, versões Windows ou Android, além de diversas outras configurações.
Já para o caixa na frente de loja ou ponto de venda, além de computadores tradicionais e monitores touchscreen, nós oferecemos PDVs All in One para praticidade, interatividade e agilidade. Onde o consumidor pode acompanhar e interagir com a compra pela segunda tela de display de cliente e o comércio pode fazer publicidade com ofertas ou sugestões e pesquisas de satisfação, facilitar o pagamento e muito mais.
Como estamos falando de um futuro não tão distante e um novo olhar para o mundo, afirmamos que estamos aqui para conectar e servir gente, nossa tecnologia está a serviço das pessoas. Criar soluções eficientes juntamente com os melhores softwares do mercado para satisfazer às mais diversas necessidades e melhorar a experiência entre clientes e empresas é o nosso objetivo.
Bem-vindo à era automatizada com a POStech!
Texto adaptado por Leandro Singulani e Maria Frison, fonte Axis Communications de Sergio Fukushima, Business Development Manager