blog

Case de sucesso: Virtualização de Desktops com NComputing em escola na Alemanha

Nas escolas de Weißenburg, na Alemanha, ambientes virtuais de aprendizado baseados em serviços de terminal com Terminais VDI da NComputing estão sendo implantados nas salas de aula desde 2019.

Repletos de sistemas operacionais, computadores e redes desatualizados, um professor de TI pediu à NComputing uma solução piloto para seus problemas. A NComputing fez uma parceria com os administradores de TI e professores da escola para resolver a questão com seu ambiente de aprendizagem digital.

“Na época, os alunos ainda trabalhavam em computadores com o sistema operacional Windows 7, que já estava desatualizado”, diz Mirko Lasarz, especialista da NComputing. “Segurança na Internet, proteção contra vandalismo e um alto nível de suporte eram necessários para muitos computadores.”

A equipe com visão de futuro não queria apenas resolver os problemas do antigo sistema. O novo sistema precisaria ser um pouco à prova de futuro: acompanhar o ritmo acelerado da tecnologia, integrar ferramentas de aprendizado modernas e existentes, incorporar soluções sustentáveis, reduzir custos operacionais e facilitar a implantação em outros locais.

O projeto se concentrou na sustentabilidade – fazer o que eles têm de fazer melhor e adicionar tecnologia que aprimora todo o resto. Os PCs com Windows 7 estavam desatualizados, mas o hardware ainda funcionava. Limpando os sistemas operacionais desses dispositivos e instalando o LEAF OS, o software de reaproveitamento da NComputing, convertemos esses computadores em Terminais VDI – movendo todos os dados futuros desses dispositivos para os servidores.

LEAF OS é um sistema operacional baseado em Linux que fornece o básico para computação de virtualização. Ele se comunica com os servidores de virtualização e exibe uma área de trabalho exclusiva para cada usuário.

Depois de verificar a solução durante o projeto, planejamos as primeiras implantações para uma escola profissionalizante: a Alltmühlfranken School em Weißenburg-Gunzenhausen. A conversão dos PCs usando o LEAF OS permitiu que eles acessassem as instâncias virtualizadas do Windows via RDS em servidores de terminal localizados no Datacenter da escola.  


Do ponto de vista do aluno, ele não pode dizer que está executando um computador virtual. Eles ainda usam os mesmos dispositivos físicos – teclado, mouse, monitor e PC. Eles têm acesso ao software e sistema operacional Windows mais recente. Como os servidores no porão fazem a computação real, esses PCs permanecem com operação mínima.

Os professores também obtiveram um aumento na produtividade – não é mais necessário esperar que os sistemas de PC inicializem. “Os professores agora têm mais tempo para o ensino real. Economizamos eletricidade e manutenção e podemos adicionar novas estações de trabalho com muito mais facilidade quando necessário”, diz Norbert Wörlein, responsável pela digitalização no escritório distrital de Weißenburg. Freqüentemente, levava de cinco a dez minutos para inicializar todos os computadores de mesa e executar o software necessário para o ensino. Os novos Terminais VDI estão prontos para operação em questão de segundos e protegidos de ataques externos da Internet.

Com um ambiente digital unificado “os professores agora podem ajudar uns aos outros com mais facilidade se surgir um problema, trocar conceitos assim que os encontrarem e levá-los de sala em sala”.

A Altmühlfranken-Schule Weißenburg-Gunzenhausen usa quadros brancos, projetores e câmeras no ensino diário. A NComputing integrou esses e outros recursos visuais digitais modernos. A infraestrutura  controla esses dispositivos, processa seus dados de imagem e vídeo, os envia para os Terminais VDI e os exibe sem problemas, sem a necessidade de placas gráficas locais e que consomem muita energia. Quando os professores mudam de sala de aula, eles podem levar todo o ambiente de ensino com eles – e continuar exatamente onde a última sessão terminou.