COMO ESCOLHER UM COMPUTADOR

Escolher Computadores

ANTES DE COMPRAR UM NOVO COMPUTADOR É NECESSÁRIO SABER ALGUNS DETALHES A RESPEITO DA MÁQUINA PARA NÃO FAZER UM INVESTIMENTO ERRADO, QUE AO INVÉS DE RESOLVER, LHE CAUSE PROBLEMAS…

 

PROCESSADOR

Um dos primeiros pontos a se observar é o processador. Além de ser uma das peças de maior valor, é fundamental para determinar o nível de desempenho do computador. A POStech trabalha com processadores INTEL para ambiente WINDOWS e ARM e QUALCOMM para ANDROID.

Uma vez definido o ambiente Operacional (WINDOWS ou ANDROID) determinado pelo Aplicativo de Automação, seguiremos para a definição da família de processadores. Em ambiente Windows temos uma gama maior de processadores, desde os populares e econômicos CELERON (DUAL CORE e QUAD CORE, este último com o dobro de performance do seu irmão de 2 cores) que promete bom custo/benefício e os CORE i3, CORE i5 e CORE i7, para quem procura desempenho avançado, claro, com um custo de aquisição mais alto e consumo de energia idem.

Os chips da família “CORE i” são classificados por gerações. Atualmente podem ser encontrados processadores de 7ª até a 10ª e última geração. Por isso, quando você for adquirir um computador, é interessante saber de qual geração é o modelo do processador, isso interfere muito no custo do equipamento e também na performance, além da disponibilidade de peças para realizar um upgrade ou mesmo para reposição em caso de defeitos, quando se trata de gerações já descontinuadas. Alguns fabricantes “escondem” esta informação, com a intenção clara de dificultar identificação de um produto ultrapassado, que obviamente é mais barato, mas que está fora de fabricação, um componente obsoleto. Cuidado com ofertas milagrosas. Se observar preços muito discrepantes, peça para seu fornecedor o código do processador e pesquise. Uma dica para saber se o processador já saiu de linha e quando, é este site: https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark.html#@Processors

 

MEMÓRIAS

O padrão mais moderno de memória RAM é o DDR4 e o ideal é dar preferência a ele, porque além de melhorar performance, isso vai permitir encontrar esses componentes mais facilmente para também no caso de um upgrade ou reposição. Apesar de sistemas operacionais modernos conseguirem fazer um gerenciamento inteligente da RAM, é sempre uma boa ideia ter uma boa taxa de transferência do componente, com as maiores frequências possíveis, atualmente em 2.400MHz.

De novo, cuidado com ofertas milagrosas para computadores das famílias “Core i”. Como falamos acima, normalmente estas ofertas escondem processadores de gerações ultrapassadas, que só são compatíveis com memórias DDR3, que não se fabricam mais e que podem ser uma baita dor de cabeça se precisar substituir em caso de defeito ou de um up-grade. Se isso acontecer será necessário trocar a placa-mãe, pois a memória DDR4 não é compatível com as placas antigas. E se trocar a placa-mãe, pode jogar fora o seu processador antigo, pois ele também não é compatível com as placas mais novas. Ou seja, pode ser que tenha de trocar o computador por inteiro em caso de defeito de uma simples memória ultrapassada. Todos os computadores POStech das famílias TORNADO (Core i3) e PHANTON (Core i5 e Core i7) utilizam processadores das últimas gerações equipados com memórias DDR4.

 

ARMAZENAMENTO

Ao comprar um novo computador, é interessante buscar opções com tecnologias mais recentes de armazenamento. Máquinas com SSDs prometem melhor desempenho e maiores velocidades de transferência, independente do tipo de uso, além de não ter peças mecânicas como o HD. No caso de desktops, é mais fácil encontrar modelos acompanhados tanto de HDs quanto de SSDs. Também vale ressaltar que, sendo possível atualizar o dispositivo, é possível aumentar o armazenamento com componentes do padrão mais atual no futuro. Hoje o SSD de 120GB é uma opção bem mais barata que um HD de 500GB, este último praticamente empatando em preços com um SSD de 240GB. Se 120GB ou 240GB são suficientes para a sua aplicação, escolha o SSD, pois a performance da máquina irá melhorar muito. A POStech tem vários equipamentos em linha com SSD e podemos montar configurações especiais a partir de 20 unidades.

 

SISTEMA OPERACIONAL E APLICATIVO DE AUTOMAÇÃO

Apesar das especificações técnicas serem o norte para a escolha de um novo computador, comprar um computador que já venha equipado com sistema operacional de fábrica pode ser uma boa economia. Isso vale principalmente para usuários de WINDOWS, já que ter o software por fora pode ser mais caro, sem contar o tempo e custo de instalação. Outra opção que a POStech vem trabalhando forte, é de soluções de PDV para ANDROID, tendência que a tecnologia traz de novo para aplicações em NUVEM, com hardware leve e mais em conta, além da integração com outros dispositivos móveis como Tablets, Smartphones e Smart POS.

A instalação da “imagem” da sua aplicação é um serviço que agregamos em nossa fábrica, e o melhor, sem custos adicionais. Consulte-nos sobre condições para ter seu computador personalizado de fábrica, chegando no seu cliente para apenas ser ligado na rede.

 

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Todo equipamento eletrônico é passível de falhas, uns mais, outros menos. Já imaginou um caixa de um restaurante parado durante o almoço? Ou em um pequeno mercado com poucos check-outs? Uma conveniência com um único PDV? Poucos clientes pensam nisso no momento da compra, mas não menos importante que a escolha do produto, um serviço de pós-vendas que torne a experiência do cliente a menos traumática possível é fundamental. Na POStech, na compra de qualquer dos nossos computadores o cliente leva inclusa a garantia ON-SITE de 1 ano e para os servidores, 3 anos ON-SITE. É isso mesmo, em caso de defeitos o nosso técnico vai até o cliente sem que ele tenha de se preocupar em encaixotar e levar até uma assistência ou despachar para o fabricante e esperar até 30 dias por uma solução e no retorno ter de reinstalar o produto. E caso o cliente queira, temos extensões de garantia para até 3 anos, estas vendidas separadamente.

 

CONSIDERE INVESTIR NÃO SÓ EM UM PRODUTO, MAS EM UM BENEFÍCIO, O QUE PODE DAR UMA VIDA ÚTIL MAIOR AO SEU NOVO EQUIPAMENTO E MAIOR SATISFAÇÃO PELA AQUISIÇÃO, VISTO QUE AUTOMATIZAR SIGNIFICA, SIMPLIFICAR E MELHORAR O PROCESSO.

Publicado em 16 julho de 2020

Cadastre-se para receber novidades