ATUALIZAÇÃO DO PARQUE NO AMBIENTE DO CHECKOUT

Computadores

O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ESCOLHER SEU PRÓXIMO COMPUTADOR OU ATUALIZAR EQUIPAMENTOS ANTIGOS

A evolução da tecnologia nos computadores é uma constante e acontece em ciclos cada vez menores, mas por incrível que possa parecer aos olhos dos aficionados por tecnologia, há quem seja contra esta velocidade nas atualizações, e não sem razão.

Em uma corporação, onde dezenas ou centenas e até milhares de computadores precisam ser atualizados, isso vai exigir um plano para controle de versões de drivers, estoque de peças de reposição de mais de um modelo para o mesmo componente, treinamento de técnicos, logística, etc, o que não é desejável em curtos espaços de tempo e é compreensível.

Por outro lado, para empresas que buscam melhorar a performance, seja porque o software evoluiu e se tornou mais pesado, seja porque simplesmente quer ganhar agilidade nas suas operações, um equipamento com tecnologia de ponta é muito bem-vindo.

De nada adianta ter um computador barato se ele está obsoleto. Olhando para o nosso mercado de Automação Comercial, um equipamento atualizado traz entre outros benefícios, velocidade de atendimento no checkout, menos paradas para intervenção técnica e menor custo mensal com gastos em energia elétrica.

Do lado da indústria de computadores o desafio é melhorar a performance sem aumentar os custos. Como estamos falando de Economia de Escala, uma nova tecnologia sempre tem seu custo mais elevado no seu lançamento, para diminuir com o tempo.

O HD (Hard Disk) que tão massivamente era utilizado, hoje está dando lugar ao SSD (Solid State Disk) que está mais acessível financeiramente e pode chegar a ter 10x a velocidade de acesso em relação à do HD, sem contar que ele não tem peças móveis que podem falhar com o uso. Se a capacidade de armazenamento de 120GB for suficiente, sem dúvidas a escolha pelo SSD será mais inteligente, do ponto de vista de investimento (SSD de 120GB é mais barato que um HD de 500GB – o de menor capacidade) e de performance.

A Memória RAM (Randomic Access Memory) é outro componente sempre em evolução e com uma parcela importante na performance da máquina. Temos hoje nos computadores utilizados nos checkouts os tipos DDR3 e DDR4. A mais atual (DDR4) consegue transferir dados a uma velocidade de até 2,5x maior que a DDR3. Não vamos falar aqui das memórias com correção de erros, as famosas ECC utilizadas em Servidores.

Por último, e talvez o mais importante, o Processador tem evoluído muito nos últimos anos, mas o desafio maior é conseguir aumento de performance sem aumentar o tamanho da pastilha utilizada na sua construção, como é o caso do Processador J4005 da família J da Intel que tem litografia (processo de fabricação dos chips que integram os processadores) de 14 nanômetros (nm) contra 22nm do J1800. Neste exemplo, com a nova tecnologia do J4005 de 14nm, mais componentes poderemos colocar no mesmo espaço do que na família J1800, elevando assim a performance do processador J4005.

Nós da POStech buscamos sempre ofertar o que tem de melhor em tecnologia aos nossos clientes e parceiros, como é o caso da evolução da família J, já disponível nos nossos Distribuidores e ao mesmo tempo que trabalhamos para dar longevidade para aqueles clientes que buscam manter por mais tempo um padrão em sua base instalada, por isso andamos alinhados com nossos fornecedores de tecnologia para levar ao mercado soluções que compõem um cenário de alta produtividade, e antecipar às mudanças, preparando o ambiente do cliente para receber novas tecnologias.

Exemplos de atualização tecnológica no ambiente de checkout:

MIRAGE-2 plus.

Veja o que mudará em relação ao seu irmão mais velho MIRAGE-2 com EOL para abril deste ano:

  • O Processador subiu de nível: J4005 de 2 núcleos, com 4MB de memória cache, 4x mais que o J1800 com 1MB.
  • A frequência de clock/ciclos pode chegar agora a 2.7GHz contra 2.41GHz do J1800.
  • A litografia passa agora para 14nm contra 22nm do J1800, resultando em maior performance.
  • Projetado para uso com memória do tipo DDR4 que é 2,5x mais rápida que a DDR3 do J1800.
  • Suporte a vídeo padrão 4K.

TIGER-2

Na família TIGER o modelo TIGER-2 traz todos os benefícios de um processador novo de 4 núcleos (N4100), memória DDR4, suporte a vídeo 4K, além de comunicação sem fio e redução nas dimensões físicas do equipamento, ideal para quem tem pouco espaço ou quer usar o equipamento fixado atrás de monitores seja no checkout ou para Digital Signage.

Todos contam com suportes VESA (para fixação atrás de monitores) de série.

Quer tecnologia, mas também facilidade e praticidade? Ambos os modelos MIRAGE-2 plus e TIGER-2 podem seguir com a versão de Windows 10 Enterprise IoT instalado de fábrica a um custo sensivelmente mais baixo que as licenças Full.

Oferecemos em nossa fábrica a instalação do Aplicativo de Automação, onde as máquinas chegam prontas para serem instaladas e configuradas no cliente.

Precisa de serviço de instalação dos equipamentos no cliente? Também oferecemos este serviço.

Além de todos estes serviços e da atualização tecnológica, quem compra computadores POStech conta também com a Garantia ON-SITE de 1 ano sem pagar mais por isso, onde o nosso técnico vai até o cliente em caso de defeito. Gostou? Quer estender esta garantia? Sim é possível e pode chegar até 5 anos no total, com um custo bem acessível.

Quer se manter atualizado, mas não quer dor de cabeça com manutenção e renovação do parque? POStech As a Service é uma modalidade onde todos os seus computadores terão assistência técnica com atendimento on-site e ao final do contrato poderá renovar todo seu parque, focando no seu negócio que é o que interessa e deixando a tecnologia por nossa conta.

Veja abaixo um comparativo de performance entre os processadores das famílias citadas acima:

J1800: 588 pontos (Mirage 2)

J4005: 1609 pontos (Mirage 2 Plus)

N4100: 2458 pontos (Tiger 2)

J4105: 2969 pontos (Mirage 5)

Fonte: Passmark Benchmark

POSTECH SEMPRE COM VOCÊ!

VOCÊ SABE QUE PODE CONFIAR!

 

Publicado em 20 janeiro de 2021

Cadastre-se para receber novidades